A arquiteta e designer Bia Gadia recebeu o título de Cidadã Honorária de Barretos (SP), proposto pelo vereador Lupa e aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares. A entrega da honraria foi realizada no dia 15 de outubro, na sua própria casa, em virtude da pandemia. “Recebi com muita alegria e emoção. Só tenho gratidão a essa cidade que me acolheu e é minha de coração”, afirmou a profissional destaque de Barretos.
O propositor da homenagem detalha que escolheu a Bia Gadia pelo grande currículo que a arquiteta possui e em reconhecimento pelos projetos que levam o nome da cidade de Barretos para fora até do país. “A Bia já é muito conhecida fora, e dentro de Barretos ela teve uma ascensão muito grande nos últimos anos, principalmente, depois da construção da sua casa, que é destaque por obedecer requisitos da saudabilidade e sustentabilidade”, explicou o vereador Lupa.
O parlamentar conta, ainda, que o dono da CVC de Barretos, Luiz Santos, foi peça chave nessa indicação. “Foi Luiz da CVC que contribuiu, pois ele que levantou o nome da Bia, trazendo todo o contexto geral. Assim vimos todos os prêmios que ela tem, as homenagens que recebeu e o trabalho que ela desenvolve há décadas na cidade, o esforço, a preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento da cidade. Notou-se que é uma pessoa de alto gabarito. Ela vem se destacando e cada vez mais com um conhecimento maior. Foi conferido esse título, porque ela adotou Barretos de coração e leva o nome da cidade para fora daqui”, ressaltou.
Natural de Rio Verde (GO), Bia Gadia mudou-se para Barretos ainda em 2005. Na cidade que adotou, a arquiteta trouxe grandes realizações, entre elas, destacam-se a construção do IRCAD, primeiro Centro de Treinamento em Cirurgia Videolaparoscópica e Robótica na América Latina, e o projeto da sua própria casa, a ‘Gadia House’, mais conhecida como a ‘casa saudável e sustentável de Barretos’, que é carimbada com a certificação HBC (Healthy Building Certificate) – Nível A, indicando que obedece todos os requisitos para a promoção da Arquitetura, Saúde e Bem-estar do Ambiente Construído e também Casa Piloto da GBC Brasil (Green Building Certificate) – Referencial Casa, seguindo os parâmetros de sustentabilidade.
Sobre o título de Cidadã Honorária de Barretos, Bia Gadia agradeceu imensamente e dedicou a homenagem a cada barretense que a acolheu e a ajudou no seu crescimento como ser humano e profissional. “Receber essa honraria é motivo de muito orgulho e satisfação. Sou realmente uma grande privilegiada. Recebo com muita humildade e gratidão, absolutamente consciente de que esta conquista não é apenas fruto dos meus esforços, mas da conjunção de esforços de todos aqueles que têm acompanhado e contribuído com a minha vida familiar, profissional e social, ao longo do tempo”, disse.
Atualmente, a profissional é diretora da Bia Gadia Arquitetura & Design; representante Design Care SP; sócia da Vidahh Architecture Host & Health – Arquitetura para Saúde; diretora especial de Integração Nacional da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH); profissional PRO (arquiteta qualificada e certificada pelo Healthy Building Certificate); speaker no Grupo Doutor S/A e cursando mestrado em Inovação em Saúde.