A certificação foi dada pela Healthy Building Certificate (HBC) a Gadia House, localizada em Barretos (SP)
Com a marca registrada no desenvolvimento de projetos sustentáveis para minimizar os impactos no meio ambiente, a arquiteta Bia Gadia tem destaque no seu portfólio com a construção da sua própria casa, que foi idealizada focada nesse conceito de sustentabilidade. A Gadia House, também conhecida como a “casa saudável” da cidade de Barretos, em São Paulo, agora está carimbada com a certificação HBC (Healthy Building Certificate) – Nível A, indicando que obedece todos os requisitos para a promoção da Arquitetura, Saúde e Bem-estar do Ambiente Construído.
“O seu imóvel recebeu a Certificação Healthy Building Certificate EPE-A. Essa sigla quer dizer que se trata de uma edificação pré-existente que alcançou o nível A dentro na escala de pontos possíveis dos parâmetros técnicos do Healthy Building Certificate. Você agora faz parte de um seleto grupo do mercado interessado na saúde dos usuários dos espaços construídos. E em nome da Healthy Building Certificate queremos te dizer que é uma honra ter você conosco de agora em diante. Nossa missão é assegurar o espaço saudável para uma sociedade de bem-estar. E agora estamos alinhados, compartilhando estes valores”, declara o diretor presidente da Healthy Building Certificate.
O certificado representa a materialização do esforço da arquiteta em adequar o seu imóvel aos rigorosos parâmetros que visam influenciar de forma positiva a saúde e o bem-estar dos usuários de espaços construídos. Para Bia Gadia, é ainda mais do que isso, traz motivação e estímulo para alavancar os seus negócios nesta direção de sustentabilidade e também oportunizar a emergência de uma nova cultura da construção saudável, fundamental como condição de possibilidade para se criar um novo mundo com pessoas mais produtivas.
“Um projeto sustentável deve considerar seu impacto sobre as gerações futuras. Minha casa foi idealizada focada nesse conceito. Gadia House faz parte do Projeto Piloto da GBC Brasil-Referencial Casa e, a partir de sua concepção, busquei seguir todos os requisitos para uma edificação sustentável desde a sua implantação, método construtivo em EPS isopor , uso racional da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, requisitos sociais, inovação”, explica a arquiteta.
Bia Gadia revela que receber esse selo como a primeira edificação pré-existente no Brasil com certificação nível A do HBC Brasil é muito mais que uma realização profissional. “Saber que minha casa é pioneira em sustentabilidade, saúde e bem-estar me faz pensar no legado deixado para os meus filhos. Estou muito feliz. Com certeza seguirei em frente promovendo arquitetura para a vida, a saúde e bem-estar em todos os nossos projetos, ajudando a construir uma sociedade mais feliz e saudável”, conclui.