A Arquitetura Hospitalar está ligada diretamente à prevenção e à promoção da saúde. O ambiente é o grande responsável pelo estado de saúde humano, principalmente quando se fala em hospitais, pois esses espaços são frequentados por pessoas debilitadas e sensíveis às mais leves variações das condições do local que as envolve. Dessa forma, é fundamental discutir a edificação saudável como influenciadora do bem-estar físico e mental das pessoas e, por que não, de sua cura.
São numerosos os benefícios da implementação de edifícios saudáveis nas instituições da saúde. Um bom projeto arquitetônico pode proporcionar uma boa experiência aos usuários, reduzir o número de funcionários, acelerar o atendimento, facilitar a orientação, Arquitetura Hospitalar a circulação de pessoas e de bens materiais, encurtar distâncias de interligação entre setores e aumentar o bem-estar, promovendo a cura, fomentando o processo de alta e a rotatividade dos clientes.
Além disso, a luz natural e uma qualidade de ar interior saudável podem melhorar a produtividade e os resultados, ajudando a diminuir os custos com consumo de eletricidade. Uma seleção cuidadosa dos materiais para acabamentos de interiores pode reduzir o trabalho na limpeza e os custos de manutenção. E, ainda, temos a absorção acústica, que interfere no conforto, principalmente de pacientes internados.
É nesse momento que as avenidas da Arquitetura se cruzam com a Medicina. Onde antes o foco de uma era a edificação, e o da outra a doença, hoje, Medicina e Arquitetura caminham juntas e seguem integrando as áreas preventiva, preditiva, participativa e personalizada.
A nossa missão é obedecer a vários requisitos para promover praticidade, segurança e controle de infecções. Essa nova estrutura traz inovação, sustentabilidade, ergonomia e flexibilidade. É uma Arquitetura cheia de propósito!
Como saber se o arquiteto está praticando a boa arquitetura, ou melhor, uma arquitetura saudável? O Healthy Building Certificate para Profissionais (HBC-PRO) é a certificação conferida a profissionais que são capazes de criar ou manter espaços saudáveis em sua interação com a vida humana. É o primeiro certificado mundial para construções, profissionais e produtos da construção que leva em consideração elementos de saúde e bem-estar.
*Artigo publicado na primeira edição da Revista Dr.On (www.dronapp.com.br)