O cliente, em geral, tem uma dificuldade grande na compreensão de um projeto de arquitetura e de interiores. Por mais que o arquiteto explique como vai ficar e até mesmo mostre fotos ou obras com elementos “parecidos” aos utilizados, a pessoa não consegue materializar em sua mente o seu empreendimento. Os projetos 3D na arquitetura e no design vêm ganhando cada vez mais destaque. Eles já se fazem essenciais para qualquer construção, aliando-se à representação física, aos desenhos e às plantas em suas dimensões.
Com o projeto 3D, o cliente consegue visualizar a obra final, além das texturas, cores, pilares, esquadrias, cobertura, mobiliário e até paisagismo. Segundo a arquiteta e designer Bia Gadia, com esse recurso em mãos, é possível fazer alterações na obra para que fique ainda mais no agrado do cliente, e evita também alguns inconvenientes. “O cliente tem acesso aos detalhes do design antes que a obra seja iniciada. Assim, qualquer alteração necessária pode ser feita em poucas horas e sem grandes custos”, ressalta a profissional que já atua no ramo há 20 anos.
Outro benefício gerado pelo uso dos projetos em 3D é a facilidade para criar inúmeras opções de layout, tornando-se possível mudar cores, materiais, acabamentos e a disposição de elementos facilmente, de forma rápida e eficaz. “Isso é bastante interessante não só para o cliente, quanto para nós arquitetos. Afinal, é possível criar diversas combinações e possibilidades até encontrar a mais adequada ao gosto e às necessidades do cliente”, explica a arquiteta e designer.
Bia Gadia ainda destaca que o projeto 3D é importante para agregar valor ao trabalho do arquiteto. “Bons desenhos aplicados na arquitetura e no design fazem toda a diferença na hora de expor um conceito e guiar a criação de um espaço. Eles garantem muito mais qualidade para o trabalho do profissional. Assim, o cliente ganha mais confiança no profissional, pois ele consegue perceber não só a qualidade do serviço prestado, mas também a preocupação do arquiteto em garantir que o resultado final seja exatamente o que ele desejava”, comenta.
Para Bia Gadia, o importante é garantir a satisfação do cliente. “Nós o inserimos em todos os processos de trabalho, já que assim ele consegue entender melhor o que está sendo elaborado e pode propor soluções mais adequadas às suas necessidades. Os nossos projetos são realizados com responsabilidade e disponibilidade no atendimento ao cliente, e a produção ocorre de forma estruturada, por meio da aplicação de metodologias de trabalho. Seguimos um planejamento baseado nas necessidades dele e respeitamos os cronogramas de atividades pré definidos por ambas as partes, estabelecendo metas de trabalho dentro de um controle orçamentário que garanta o melhor custo/benefício do produto final, bem como a excelência na qualidade dos serviços prestados”, conclui.